Estética Facial

Trata-se de um conjunto de procedimentos (cirúrgicos ou não) que visam promover um alinhamento e correção de ângulos da face que trazem mais harmonia e beleza ao rosto.

O trabalho inicia-se a partir de uma análise de proporções faciais indicando as áreas que estão em desarmonia e que, a partir do procedimento, irão deixar o rosto mais equilibrado e proporcional. 

Dentre os procedimentos  utilizados na estética facial estão: Preenchimento labial, Bichectomia, Bioplastia nasal, Toxina Botulinica, Lipo de Papada, Preenchimento facial e os Fios de Sustentação Facial.

Preenchimento Labial

Como é feito o procedimento?
O ácido hialurônico é injetado com a ajuda de microcânulas ou com agulhas, reduzindo a chance de inchaço. Como a substância usada para preencher é produzida pelo próprio organismo, que ao longo do tempo perde sua capacidade de produção, a possibilidade de alergia quase não existe.  Além disso, por se tratar de um tratamento não invasivo, pode ser realizado no próprio consultório especializado.

É necessário tomar anestesia?
Os preenchedores de ácido hialurônico já possuem anestésico na fórmula mas como o lábio superior é sempre mais dolorido, usamos bloqueio anestésico apenas nessa área. Assim, elimina qualquer chance de sensibilidade.

Para que o preenchimento é indicado?
Para repor perda de volume, redefinir o contorno labial apagado e suavizar as rugas ao redor da boca. Em alguns casos, o preenchimento visa corrigir assimetrias para harmonizar o lábio.

É preciso algum cuidado antes do procedimento?
Em caso de pacientes que usam medicamentos que afinam o sangue, é necessário uma conversa com seu médico ou responsável para viabilizar a possibilidade de suspensão do uso quatro dias antes e quatro dias depois para evitar hematomas. Além disso, a pessoa não pode estar com nenhuma infecção no lábio, como espinha ou herpes. Nessas situações, pode haver chances de infeccionar.

Bichectomia

A “bola de bichat” ou corpo adiposo bucal, é um acúmulo de gordura localizado nas bochechas entre a maçã do rosto e a mandíbula. Dependendo do seu tamanho o rosto assume um formato mais arredondado e pesado. Diferente das outras fontes de gordura do corpo ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras ou em caso de desnutrição.

O que é Bichectomia?
É um procedimento cirúrgico que consiste em retirar o excesso da Bola de Bichat, sendo relativamente simples, feita com anestesia local, a incisão de 1 a 2cm é feita por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes e o procedimento dura em torno de 40 minutos.

Dependendo do paciente, os efeitos já podem ser notados no final da cirurgia, porém o resultado final irá aparecer em dois a três meses, conferindo às mulheres um rosto com aspecto mais sensual, “efeito blush”, e ao homem uma aparência mais máscula.

Como é o pós-operatório?

O processo de recuperação é muito semelhante à extração de um dente do siso. O edema “inchaço” é variável, de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de uma semana. Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol. Não é preciso afastamento do trabalho, além de 2 a 3 dias.

Bioplastia Nasal

Como funciona a Bioplastia?
A bioplastia nada mais é que um preenchimento cutâneo, ou seja, das camadas da pele. Mas não é algo superficial, e sim nas camadas mais profundas da pele. Micro grânulos feitos de materiais biocompatíveis são inseridos na pele para que ela aceite aquela como uma parte natural do seu corpo.

Esses materiais responsáveis pelo preenchimento da região tratada podem ser definitivos ou temporários. Os mais comuns são o PMMA (polimetil-metacrilato) e o ácido hialurônico.

Requer uma anestesia local apenas porque envolve uma cânula, mas é considerado um procedimento seguro e o paciente estará acordado o tempo todo. Como é um preenchimento, normalmente serve para pessoas com nariz de tamanho normal, que desejam aumentar alguma parte dele.

Vantagens da Bioplastia Nasal

  • Não é uma cirurgia plástica e por isso não tem cortes e mesas de cirurgia.

  • É um procedimento rápido, durando quarenta minutos no máximo.

  • Caso se aplique metacril não é preciso trocar ou remover o produto, é para a vida toda.

Toxina Botulínica

O que é o botox?

A toxina botulínica popularmente conhecida como botox é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.

Indicações da toxina botulínica

O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês - linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.

A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, o botox costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação do botox depende de avaliação médica individualizada.

Ação do botox

As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros.

No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:

1 - De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox.

2 - De forma reparativa: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

Resultados da aplicação de botox

O resultado da aplicação do botox em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses. 

 

Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e o botox perde seu efeito. 

Preenchimento Facial

O que é o preenchimento facial com ácido hialurônico

preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação dapele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.

Como é feito o preenchimento facial

O procedimento é efetuado em consultórios e clínicas, com anestesia local ou simplesmente tópica, com agulhas ou cânulas. Como existem diversas formas de aplicações - desde a derme superficial, derme profunda e até o tecido subcutâneo -, existem inúmeros calibres e diversas dimensões de agulhas e cânulas para estas formas de aplicação. Para preenchimento dos lábios é feito um bloqueio anestésico, ou seja, a injeção é aplicada bloqueando o nervo dessa região, como a anestesia feita em procedimentos odontológicos.

Principais aplicações

A dermatologista Geana Lima, do Studio e Laser Centro Estético, conta que as principais aplicações do ácido hialurônico são: no sulco nasolabial (famoso "bigode chinês"), nos lábios e na região supra labial, na goteira lacrimal (área das olheiras), maçãs do rosto, contorno de mandíbula, além de preencher cicatrizes da face.

Resultado do preenchimento facial com ácido hialurônico

Os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana após a sessão, momento em que o inchaço do rosto é amenizado. Ele não é permanente e pode ficar no local de aplicação por um período de 12 a 20 meses, sendo reabsorvido paulatinamente pelo organismo.

PRF Injetável
O tratamento é bem rápido, e simples. É tirado uma amostra de sangue do próprio paciente. Logo após esta primeira etapa, o líquido é centrifugado num aparelho específico, que separa o plasma rico em fibrina. Esta manipulação do plasma deve ser bem cuidadosa. Parece complicado, né? Muito pelo contrário, o procedimento é bem rápido, e o paciente liberado 20 minutos após o término, ganhando em seguida uma pele com textura mais jovem e viçosa. Ele pode ser aplicado no rosto e pescoço, mais especificamente em sulcos nasogenianos, maçãs do rosto, entre outros.

A diferença em relação a outras técnicas de preenchimento é que no caso do PRF o plasma será reabsorvido bem rápido, só que terá estimulado a formação de colágeno. Pode-se dizer que é uma técnica complementar ao preenchimento com ácido hialurônico. É considerado o procedimento do futuro, pois ao regenerar a pele ele consegue manter os volumes do rosto, além de ser totalmente seguro, não oferecendo risco de rejeição. O PRF é também utilizado em outros tipos de cirurgia, de enxertos gengivais e implantes.

Fios de Sustentação Facial

O envelhecimento é um processo contínuo. À medida que envelhecemos, nossa estrutura de suporte facial enfraquece, e perdemos gordura facial levando ao rosto mais antigo.

As áreas, que são afetadas, geralmente incluem as bochechas, as sobrancelhas e as outras áreas ao redor dos olhos, as mandíbulas e o pescoço. Isso ocorre porque o envelhecimento provoca o desbaste do tecido conjuntivo na pele. As fibras elásticas na pele sofrem decomposição. Devido à perda de elasticidade facial, isso leva à partida de certos suportes de moldagem facial. O rosto começa a cair e a enrugar.

Para estes tipos de ruptura facial, fio de sustentação pode ser uma boa alternativa em comparação com procedimentos mais invasivos feitos para corrigir problemas nos rostos das pessoas com mais idade. Os fios de sustentação surgiram recentemente e muitas pessoas gostariam de um remate facial, porque é um procedimento simples, econômico e menos demorado.

Quanto Tempo Dura o Fio de Sustentação?
O fio de sustentação é um procedimento cosmético excelente e eficaz para levantar e apertar a pele e evitar a flacidez.
Também ajudará na redefinição dos contornos faciais conforme o desejo individual.
O efeito do levantamento do fio de sustentação pode durar até 2 a 3 anos. A síntese de colágeno ocorre em torno dos fios usados ​​e leva à formação de estrutura de suporte integral para o tecido do rosto. Os melhores efeitos cosméticos serão observados após seis meses do procedimento, pois, nesse momento, o colágeno será formado em torno dos fios.

Vantagens do Fio de Sustentação

  • Para o contorno facial, o fio de sustentação é muito eficaz no fortalecimento do contorno do rosto. Ele também corrige a redondeza do rosto, levanta a pele já encolhida nas bochechas, maxilas, pescoço e também produz um excelente elevador de sobrancelha.

  • Para o rejuvenescimento da pele, basicamente melhora o tom da pele e aperta os poros.

  • Se for administrado com microagulhas, PRP (plasma rico em plaquetas), laser, enchimentos, Botox (toxina botulínica) e casca química, então produzirá excelentes resultados.

  • Os fios de polidioxanona são 100% biocompatíveis, não causam cicatrizes e têm risco mínimo.

  • Instagram
  • Facebook Social Icon

© 2018 por Odontologia Moraes