Plástica Gengival

PLASTICA-GENGIVAL-GYN.png

Também conhecida como Gengivoplastia, a plástica gengival  é o processo pelo qual a gengiva é reformulada para corrigir deformidades geralmente buscando uma melhora estética do sorriso.

As gengivoplastias são cirurgias que pretendem, como referimos anteriormente, corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético. A principal razão que leva o paciente a procurar ajuda é portanto a componente estética, principalmente nos casos de retração gengival e quando apresenta um “sorriso gengival”, situações essas que passamos seguidamente a descrever.

O chamado sorriso gengival é caracterizado por uma grande visibilidade da gengiva ântero/superior quando a pessoa sorri, o que se torna, por vezes, demasiado inestético, constituindo assim uma das indicações da gengivoplastia. Nestas situações, aquilo que se faz é “recortar” parte da gengiva que recobre o início da coroa dos dentes, de forma a aumentar a porção visível da coroa em altura (aumento da coroa clínica), o que atenua de certa forma a inestética associada ao sorriso alto ou gengival, desde que se tenha o cuidado em manter uma proporção harmoniosa entre dentes grandes vs pequenos.